Nas organizações e na gestão destas com os seus públicos, interno e externo, as Relações Públicas assumem um papel fundamental, garantindo que o efeito pretendido de harmonia com a sua envolvência seja concretizado através da comunicação, entendimento e cooperação.

O avanço das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tem sido célere, sendo estas plataformas de comunicação abrangentes à escala global.

2011, todos sabemos, vai ser um ano difícil. Mas também sabemos que é nos momentos mais difíceis que surgem as melhores oportunidades. Por isso mesmo, o ano de 2011 vai ser um ano de apostas ao nível da comunicação no Metro de Lisboa.

Em 2010, o Metro de Lisboa começou a apostar nas redes sociais para chegar mais perto dos seus vários públicos, e em particular dos seus clientes, utilizando o Facebook, entre outros meios, como um canal mais próximo de interacção e de comunicação.

Para 2011, pretendemos dar continuidade a essa presença activa na Web 2.0, sendo que o desafio da comunicação online do Metro de Lisboa será conseguir fazê-lo de uma forma cada vez mais original, reforçando outros meios até hoje menos explorados. O objectivo é ganhar proximidade, potenciar o word of mouth e atingir a escala global.

Utilizar bem as redes sociais é um desafio! Esta percepção leva-nos a consciencializar um novo paradigma, com novos hábitos e novas oportunidades. Interagir é palavra de ordem, socializar, aproximar a Marca Metro dos seus colaboradores, dos seus clientes, de todos os seus públicos. Dar a conhecer, potenciar o envolvimento com a mesma, ouvir os clientes, aumentar contactos e incrementar sinergias, tudo com um investimento reduzido.

Responder à pergunta, “qual o seu maior desafio em termos de relações públicas online para 2011?”, não é o mais difícil. Difícil é fazer bem! No Metro, todos os dias procuramos responder às exigências dos nossos públicos, internos e externos, fazendo o que melhor sabemos: ser o garante da mobilidade da cidade de Lisboa e conseguir comunicar este conceito através destes novos meios que permitem a difusão da mensagem de forma mais imediata e segmentada.

As Relações Públicas devem estar “on” nesta nova realidade, acompanhando os avanços das novas TIC, promovendo iniciativas que respondam às necessidades do meio em que a Empresa se insere. Este é um dos muitos desafios para 2011.

Miguel Silva Rodrigues, Director de Marketing, Comunicação e Imagem

Metropolitano de Lisboa 



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Nota: Para marcar o arranque de 2011, o Apanhado na Rede vai contar com a colaboração de alguns profissionais nacionais da área das RP Online que, durante o mês de Janeiro, nos darão a sua perspectiva sobre os desafios que se colocam nesta área para o ano que se inicia.