Às vezes questiono-me: se nos preocupamos tanto com a imagem que transmitimos aos outros porque razão nem sempre temos essa preocupação nos canais onde estamos? Afinal, hoje em dia, quem é que te vê “ao vivo”?

Uma má estratégia de marketing pessoal na web, e principalmente nesta área, é simplesmente estúpido. Não me refiro às fotos com a família, o namorado, o marido, o cão ou o periquito… Todos temos vida própria e a verdade é que podemos, muito bem, tentar equilibrá-la com a nossa janela profissional de forma sensata.

Contudo, devemos exigir de nós próprios não menos do que aquilo que projectamos para as nossas marcas e para os nossos clientes. Como diria a Dra. Maria Duarte Bello (excelente profissional, um beijinho para si):

1. Seja, sempre, honesto, bem educado e humilde. E quando digo humilde, nada tem a ver com inferioridade, muito pelo contrário. Todos apreciamos pessoas importantes e com conteúdo: porém, é importante ser simples na mesma medida da sua importância.

2. Elogie em público, critique em privado. A regra de ouro.

3. Esforce-se para ser melhor e ajudar os outros a serem melhores. Não para ser O melhor mundo.

4. “Quer um desafio diário? Tente a integridade.”

Tenho pena, por exemplo, quando vejo profissionais a publicarem 25 posts num dia, todos, sem excepção, a agredir outro qualquer profissional ou empresa da área. A questão é: Quem é que ficou com a conta do marketing pessoal das RP na Web?

Núria R. Pinto