Morgan Spurlock, o realizador de Super Size Me, lançou no mês passado nos EUA um novo documentário, desta vez sobre a área do branding: The Greatest Movie Ever Sold.

Há muito que o grande ecrã se transformou num “mostruário” por onde desfilam as mais variadas marcas. O exemplo emblemático é toda a saga James Bond mas a ficção cinematográfica e televisiva tem vindo a apostar cada vez mais no product placement (ou soft sponsoring) como forma de juntar interesses: as produtoras financiam o seu trabalho e as marcas passam a sua mensagem.

Então, pensou o Sr. Spurlock, porque não fazer um documentário sobre branding, publicidade e product placement que seja totalmente financiado pelas marcas, publicidade e product placement? Faz sentido, não?

Convidado a apresentar o projeto numa TED Talk, Morgan Spurlock volta a surpreender não só pelas suas skills de stroryteller mas também pela forma como decide aplicar à sua palestra os conceitos de marketing sobre os quais o documentário se debruça. Making the long story short, Morgan Spurlock decide leolar no eBay os naming rights da sua apresentação, fazendo pela primeira vez na história das TED Talks, uma apresentação patrocinada por uma marca. E mais não digo, para não estragar a surpresa…

Aqui fica para todos os que gostam do mundo das marcas e da comunicação. Bom fim de semana!