Pela primeira vez, a PRWeek criou um ranking específico para as empresas de RP em termos de volume de negócios na área online. Este ranking teve como base o report anual Top 150 e inclui as agências que disponibilizaram dados quantitativos sobre a percentagem que o online representa no negócio de cada uma delas.

Sem grande surpresa vemos por exemplo o “gigante” Edelman em 5º lugar do ranking, com o online a facturar qualquer coisa como 2 milhões de libras, embora esta área represente apenas 9% do total do seu negócio de Public Relations. A We Are Social segue de perto a Edelman e focaliza 100% do seu negócio no online: com uma equipa de 30 pessoas factura 2 milhões de libras.

Entre os serviços mais contratados estão as online promotions e a gestão de reputação online. A gestão de canais e comunidades (principalmente Twitter e Facebook) é cada vez mais vista como um serviço de base das próprias agências de PR e não propriamente uma competência ou serviço especial. O artigo completo pode ser lido aqui.