Depois de um balanço sobre as histórias mais virais no Facebook em 2011, eis um artigo sobre algumas das tendências emergentes na área de Social Media para 2012. Para todos os profissionais de comunicação, destaco os pontos 3 e 4.

A integração de disciplinas será um desafio para todos os que ainda trabalham como “ilhas” isoladas no “arquipélago da comunicação”. Deixámos de ter uma linha a separar o online do offline, o above the line do below the line ou quaisquer outros rótulos do marketing tradicional… Hoje temos um paradigma de gestão de relações com a marca que não vive sem a articulação das várias áreas da comunicação.

Por outro lado, vamos ter que nos lembrar cada vez mais que qualquer estratégia tem (ou deve ter) objetivos bem definidos para suportar uma avaliação consistente. Em 2012 deveremos dar um salto para deixarmos de ter apenas campanhas engraçadas, giras ou virais e passarmos a ter campanhas que influenciem de facto o comportamento de pessoas reais, sejam elas o cliente, o consumidor, o acionista, o colaborador ou outro qualquer stakeholder. Isto sim, vai ser engraçado…