mkt digital

O marketeer da Indústria Farmacêutica (IF) do século XXI terá que somar às suas competências técnicas de marketing novas soft skills de comunicação e uma enorme curiosidade pela área digital, que lhe permita sair da sua “bolha” e compreender o mundo que o rodeia. O futuro do marketing é indissociável desta evolução tecnológica e das alterações sociais que tem vindo a provocar. A capacidade para absorver insights externos e uma grande sensibilidade às novas tendências é fundamental, tal como a vontade de desafiar o “fazer instituído”.

Os livros de marketing digital que já foram escritos apenas contam histórias de um passado que não se repete. Não existem receitas milagrosas e case-studies replicáveis. Nós é que estamos a escrever o decurso do marketing digital de cada vez que pensamos um pouco mais fora da caixa e inovamos nas campanhas que desenvolvemos!

Este texto faz parte de uma série de 5 artigos sobre o presente e o futuro do marketing digital na indústria farmacêutica em Portugal. Parte destes conteúdos estão disponíveis também na revista Marketing Farmacêutico nº 65 (março/abril 2013).